sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Marca de uma Lágrima.



Informações básicas:
Título: A Marca de uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira.
Editora: Moderna.
Páginas: 176
Ano2003
Preço: R$ 39,90 na Saraiva 

Sinopse pelo Skoob:
Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.

Resenha:
Quando você termina de ler algum livro, seja ele não tão bom o quanto esperava ou bom o suficiente que chega ao ponto de amá-lo, você apresenta vários tipos de emoções. E posso dizer, com todas as palavras que me emocionei com este livro. O modo de como Pedro Bandeira mencionou e demonstrou o que é sentir quando se está apaixonado ou quando se está "cego de amor" me emocionou e muito. Sou nova pra isso, e acho que não estou preparada pra entender o que é ficar perdidamente apaixonada por alguém, mas a história, a personagem principal e de como ela demonstra o que sente é de surpreender para uma menina que tem apenas quatorze anos.

Como disse, Isabel tem apenas quatorze anos, uma menina insegura, que se define gorda (ou gorducha como ela diz ao decorrer do livro) e feia. Tem uma baixa autoestima, apesar de ser admirada por professores da sua escola. Além disso, Isabel tem uma frequente luta com o seu maior inimigo, o espelho. A jovem é bem teimosa e decidida de tudo o que diz. 

Tudo começa quando Isabel é avisada por sua mãe que vive com uma dor imensa (enxaqueca), que foi convidada para o aniversário do seu primo Cristiano, de dezesseis anos que já não o encontra a bastante tempo. A jovem recusa o convite, mas com a insistência de sua amiga Rosana, mudam de ideia e acabam indo a festa. Em apenas um olhar,  Isabel conclui que seu primo era um deus, um garoto perfeito e o amor de sua vida. Mas, as coisas não são como a jovem esperava. Após Isabel apresentar Rosana para Cristiano, tudo o que ela esperava acaba se desmanchando. Seu primo só tem olhos para sua melhor amiga o que deixa Isabel decepcionada e com isso, sem perceber já estava consumindo bebida alcoólica absurdamente. 

Posteriormente, ainda na festa conhece Fernando, um garoto lindíssimo que utiliza belas palavras para definir Isabel. Mas, completamente "cega" sabendo enxergar apenas Cristiano, o ignora. Bêbada, minutos antes de desmaiar uma sombra aparece em sua direção e já quase inconsciente, o dono dessa sombra a beija. Na cabeça de Isabel, só existia "Cristiano", nada mais além disso. 

Mas os elogios e aparições de Fernando não era o suficiente, Isabel descobre que o jovem estuda na mesma escola e ao saber disso, deixa a menina bastante incomodada. Em um pedido de seu primo Cristiano, ela vai para o laboratório da escola, encontrá-lo, e o jovem acaba falando o que Isabel não queria ouvir. Seu primo estava perdidamente apaixonado por Rosana, e pediu para que Isabel prometesse de que seria a madrinha do casal e que faria de tudo para ajudá-los. Mesmo não correspondida pelo "amor de sua vida" (é o que a personagem fala o livro inteiro), promete. E então, Isabel marca um encontra para os dois e é o que os une mais ainda. Rosana não era excelente em redação ao contrário de sua amiga. Então, Isabel começa a escrever cartas e lindos versos para Cristiano em nome de Rosana, o que deixa o amor de seu primo por Rosana ainda maior. 

Como se toda essa loucura e seus problemas amorosos já não fossem o suficiente, Isabel juntamente com Fernando é uma importante testemunha de um grande acontecimento que aconteceu na sua escola, a morte da diretora Albertina. Portanto, isso é o que causa a aproximação de Fernando e Isabel, mesmo que no início o jovem leve altos foras da menina que ama, juntos vão descobrindo o que causou a morte da diretora.

O que achei?
Bem, o livro na minha opinião é incrível e emocionante. Como já disse, o modo de como a personagem principal demonstra seus sentimentos e o seu amor por Cristiano é de emocionar profundamente. Após lê-lo, confesso que li várias resenhas e opiniões de muitas pessoas em relação ao livro. A maioria, achou forçado e dramático até demais. Não foi o que achei. Eu gostei e muito de como os personagens se declaravam e expressavam seus sentimentos através de palavras sinceras e muito bonitas. Os textos e versos escritos por Isabel, foi uma das coisas que mais admirei no livro (até anotei alguns versos rsrs). 

Aprovado?
Pois bem, meu ponto de vista, SUPER! Mas, com a quantidade de resenhas que vi, a emoção seria maior com adolescentes da idade da personagem. Acho que com o fato de pessoas que já passaram pela fase de entender o que é se apaixonar ou que estão crescendo e aprendendo coisas novas, a emoção seria menor e não ia achar o livro tão surpreendente assim. Eu gostei... Aliás, amei com todas as palavras e está super aprovado.

Beijos e espero que gostem leitores amantes



                                                                 

11 comentários:

  1. Amei sua resenha, muito bem escrita! Me deu mais vontade de ler ainda! Você vai me emprestar, né? ;)
    Beijos,
    Tai.
    http://bloglivrosecha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau, eu amo esse livro! Pedro Bandeira é o meu autor nacional favorito, disparado. Tenho uns 10 livros deles aqui em casa, entre eles A Marca de Uma Lágrima! Inclusive esse livro foi a primeira resenha do meu blog.
    Sua resenha ficou perfeita, parabéns!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Bandeira é incrível e concordo com você!
      Cada página do livro, era de emocionar!
      Eu vi a sua resenha e achei que ela ficou excelente! =)
      Obrigada, muito obrigada mesmo!!!

      Beijos, Alexia.

      Excluir
  3. Nossa, eu já queria ler. Agora eu quero ainda mais!
    Ótima resenha, parabéns *-*

    Beijos,
    http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho!
    Fico muito feliz, muito feliz mesmo!
    Leia sim, vai amar!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. #Teseguindo :). Eu queria lhe avisar que eu lhe marquei em um tag no meu blog.
    http://acimadasnuvensblog.blogspot.com.br/2013/07/tag-selinho.html

    Abraço :D

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem? Então, eu ganhei um selinho e te indiquei como blog lá na minha página. Espero que aceite a indicação e fique feliz com ela (haha) O link: http://lugarnenhumnopais.blogspot.com.br/2013/07/meu-primeiro-selinho.html
    Obrigado e Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, mas pelo que li eu gostei :)

    Estou seguindo seu blog :)
    Segue o meu tbm!

    Beijooos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir